quinta-feira, 2 de maio de 2013

Desigualdade Social



        A desigualdade social e a pobreza são os maiores problemas na atualidade no mundo inteiro, a pobreza existe em todos os lugar, a desigualdade social acontece com mais frequencia em paises não desenvolvidos, a desigualdade social pode acontecer também em desigualdade de escolaridade, de renda, de gênero, entre muitas outras mas a mais conhecida é a desigualdade econômica. 

        No Brasil, a desigualdade social tem sido um cartão de visita para o mundo, pois é um dos países mais desiguais, segundo dados da ONU, em 2005 o Brasil era a 8º nação mais desigual do mundo.



Postado por Juliana

Preconceito na Torcido do Inter de Milão.


         O racismo surgiu a muito tempo atras,  sempre existiu um preconceito contra as pessoas de pele mais escura. Em abril de 2013 a Uefa aplicou uma multa no Inter de Milão por racismo na torcida, os torcedores cantaram musicas para ofender o atacante Adebayor, do Tottenham. O clube italiano teve que pagar 45 mil euros (R$ 117 mil), também  objetos lançados a campo pela torcida e sinalizadores que foram apreendidos com os torcedores.



Postado por Juliana

terça-feira, 30 de abril de 2013

Direito do Idoso

   O idoso é toda pessoa com mais de 60 anos e todos eles tem 10 direitos "básicos" são eles:
   - Direito á vida
   - Direito ao respeito
   - Direito ao atendimento de suas necessidades básicas
   - Direito á saúde
   - Direito á educação
   - Direito á moradia
   - Direito á justiça
   - Direito ao transporte
   - Direito ao lazer
   - Direito ao esporte

   Mas nem sempre esses direitos são respeitados..... Um exemplo pode ser o transporte público: todos sabemos que em ônibus tem lugares reservados para idosos, gestantes, mulheres com crianças de colo e pessoas obesas mas se no caso  pessoas ausentes nessas condições o uso desses lugares é livre. Mas a partir do momento que entra alguma pessoa idosa ou em algumas dessas condições citadas a pessoa que está no lugar reservado, deveria levantar e dar lugar para a  pessoa idosa (por exemplo), mas muitas vezes as pessoas ignoram ou até mesmo fingem que estão dormindo.
   Um outro exemplo é o lazer. "Aposentados e idosos têm direito a meia-entrada para ingressos no cinema, teatro, espetáculos e eventos esportivos realizados no âmbito de São Paulo". Mas será que todos os estabelecimentos exercem esse direito do idoso?
   Essa é um questão para parar e pensar...... Até mais
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/direitosdoidoso.htm

Postado por Giulia

Trabalhos Sociais com Idosos

   Há 50 anos o SESC ( Serviço Social do Comércio) tem um programa de atendimento para as pessoas idosas. Em 1963, o SESC de São Paulo formou o primeiro grupo de convivência de idosos no Brasil, mudando o conceito de atendimento ao idoso.
   Os principais objetivos do Trabalho Social com Idosos no SESC são?
   - Socialização e formação e vínculos de amizades e afetivos.
   - Atualização de conhecimentos para que haja uma adaptação em uma sociedade de mudanças constantes: o desenvolvimento de habilidades em música, teatro, artes plásticas, dança e atividades corporais.
   - Reflexão sobre o envelhecimento para que o idoso possa compreender melhor esse fenômeno.
   - Elaboração de novos "projetos de vida" para uma auto-satisfação, para que tenha um maior aproveitamento do potencial do idoso em prol da comunidade.
   - Desenvolvimento de hábitos saudáveis como prática de esportes, boa alimentação, um bom sono reparador entre outros.
   - Interação de demais gerações, aprofundando o processo de inclusão social da pessoa idosa

   Bom, eu sou super a favor de projetos como esse que o SESC desenvolveu pois devemos ter um olhar especialmente voltado para o idoso. Muita gente vê o idoso como uma pessoa além de velha, chata, que só atrapalha... mas na verdade o "velho" nesses casos é o preconceito que a pessoa tem com uma outra pessoa idosa.
   Essa foi a minha primeira postagem no blog de igualdade... espero que tenham gostado.
   Abraços e até mais.....


Postado por Giulia

segunda-feira, 29 de abril de 2013

deficientes



                                                        


Deficiência é não enxergar nas pessoas, as suas verdadeiras eficiências.
Ronne Paulo de Magalhães
http://pensador.uol.com.br/frases_sobre_deficiencia/

Bom gente é com essa frase que começo pois me indentifiquei com ela, pois infelizmente nem todos olham para o deficiente e o ve com igualdade e isso me assusta muito tem pessoas que se vem como superiores, e na verdade não passam de um ser humano igual ao deficiente.

Três deficiências, piores que a morte. A inveja, cegueira do mundo, a ganância, surdez dos tolos e a fofoca a mudez dos imbecis.
Antonildo Oliveira
http://pensador.uol.com.br/frases_sobre_deficiencia/

                                                  

postado por: Leticia Marton

deficientes trabalhadores



oi pessoal, tudo bem com voces?
aqui é a Leticia e hoje eu vou falar um pouco sobre a dificuldade, que os deficientes possuem para trabalhar:
                                    
A Lei de Inclusão Social, aprovada em 2004, obriga as empresas com mais de cem funcionários a ocupar de 2% a 5% das vagas com deficientes. Mas esse tipo de inclusão, de acordo com o Conade (Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência Física), esbarra em algumas dificuldades para o deficiente.

A Lei de Inclusão Social, aprovada em 2004, obriga as empresas com mais de cem funcionários a ocupar de 2% a 5% das vagas com deficientes. Mas esse tipo de inclusão, de acordo com o Conade (Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiência Física), esbarra em algumas dificuldades para o deficiente.

Segundo o presidente do conselho, Alexandre Carvalho, dentre os maiores obstáculos que os deficientes enfrentam, estão o preconceito por parte dos colegas de trabalho, a necessária adaptação de ambientes de trabalho, como rampas e alargamento de portas, e a dificuldade de comunicação com pessoas cegas e surdas.

Contratação
Mesmo com as dificuldades, a contratação de pessoas com deficiência aumentou 56% de 2005 para 2006, depois de fiscalização do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). Em 2005, 12.786 deficientes foram contratados depois da empresa receber advertência, enquanto no ano passado foram 19.978.

No primeiro trimestre de 2007, o MTE registrou 4.151 deficientes inseridos no mercado de trabalho. "Hoje em dia nós não trabalhamos com a noção de inserção, ou seja, levar os deficientes para dentro das empresas. Nós queremos também que elas tenham estabelecimentos inclusivos, que sejam capazes de receber qualquer pessoa para a prestação de serviços", disse o procurador Regional do Trabalho, José Cláudio Monteiro de Brito Filho.

http://www.deficienteonline.com.br/mercado-de-trabalho-veja-a-realidade-para-deficientes_news_184.html

a dificuldade que os deficientes possuem é muito grande aqui no brasil e o mundo a fora. infelizmente mesmo com a lei de inclusão, nem todos os deficientes conseguem suas igualdades, e nem todos ajudam para que a desigualdade termine de uma forma justa, deveriamos fazer mais para acabar com a idiotice de pessoas, que não aceitam deficientes como trabalhadores.

domingo, 28 de abril de 2013

Letra da música


Mulher (Sexo Frágil)

Erasmo Carlos

Dizem que a mulher
É o sexo frágil
Mas que mentira
Absurda!
Eu que faço parte
Da rotina de uma delas
Sei que a força
Está com elas...
Vejam como é forte
A que eu conheço
Sua sapiência
Não tem preço
Satisfaz meu ego
Se fingindo submissa
Mas no fundo
Me enfeitiça...
Quando eu chego em casa
À noitinha
Quero uma mulher só minha
Mas prá quem deu luz
Não tem mais jeito
Porque um filho
Quer seu peito...
O outro já reclama
A sua mão
E o outro quer o amor
Que ela tiver
Quatro homens
Dependentes e carentes
Da força da mulher...
Mulher! Mulher!
Do barro
De que você foi gerada
Me veio inspiração
Prá decantar você
Nessa canção...
Mulher! Mulher!
Na escola
Em que você foi
Ensinada
Jamais tirei um 10
Sou forte
Mas não chego
Aos seus pés...

As mulherese e as olimpíadas

    Boa tarde galera!
    Passei a semana toda pensando em um assunto para discutir com vocês e resolvi falar de algo que eu entendo bem; esportes.
   Mais especificamente resolvi falar das mulheres e o esporte.
   Sou um atleta. Sou um nadador e nado competindo pelo Município de Santo André.
   E junto comigo muitas meninas nadam também. E como nadam. Fico admirado como elas são competitivas e dedicadas. Muitas vezes tenho que me empenhar para manter o mesmo padrão delas.
   É simplesmente maravilho ter essas companheiras nadando comigo: Gabi, Vanessa, Andrielle, Giovana, Andressa e a Lara.


Ao longo dos séculos, as mulheres buscaram espaço em vários setores da sociedade, inclusive no esporte. O barão Coubertin, criador dos Jogos Olímpicos, era contra a participação feminina no evento, porém as atletas conseguiram driblar todos os preconceitos e provar capacidade em diversas modalidades esportivas, até mesmo aquelas que se diziam exclusivas para homens.
A evolução das mulheres nas Olimpíadas foi marcada por vários acontecimentos históricos, como a participação das primeiras golfistas e tenistas nos jogos de 1900. Embora os organizadores do evento fossem contra, elas competiram e provaram talento para o esporte.
As feministas estavam lutando bravamente para fortalecer a atuação da mulher nos Jogos Olímpicos e, para acabar a fúria das competidoras, os organizadores criaram um torneio paralelo. O número de atletas do sexo feminino aumentou com o passar do tempo, principalmente depois que o barão desistiu do cargo de presidente de honra do Comitê Olímpico Internacional.
s mulheres continuam superando o preconceito e o machismo de algumas crenças até hoje, em pleno século XXI. As atletas sauditas, por exemplo, participarão das Olimpíadas pela primeira vez na competição que acontecerá neste ano em Londres.
O Brasil também tem feito história nos Jogos Olímpicos com sua delegação feminina. No eventoque aconteceu em Sidney, no ano de 2000, 94 mulheres brasileiras participaram das competições e representaram 46% de toda a equipe.



Olimpíadas: mulheres que marcaram história

Maria Lenk
493894 Mulheres que marcaram a história das olimpíadas Mulheres que marcaram a história das OlimpíadasMaria Lenk nadou até o fim da sua vida.(Foto:Divulgação)
Tornou-se conhecida como a primeira atleta brasileira a participar de Jogos Olímpicos. Sua estreia no evento aconteceu em 1932 e com apenas 17 anos de idade se tornou um grande nome da natação. Nas Olimpíadas de Los Angeles, Maria Lenk disputou as provas de 100m livre, 100m costas e 200m peito. Embora não tenha ganhado medalhas, sua participação olímpica serviu de exemplo para muitas mulheres.
Charlotte Cooper
493894 Mulheres que marcaram a história das olimpíadas 1 Mulheres que marcaram a história das OlimpíadasCharlotte Cooper, primeira mulher medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos. (Foto:Divulgação)
Charlotte foi à primeira mulher a ganhar uma medalha de ouro olímpica, competindo em um torneio de tênis. Britânica e muito talentosa, ela se tornou um dos destaques dos Jogos de Paris 1900.
Gabriela Andersen-Scheiss
493894 Mulheres que marcaram a história das olimpíadas 2 Mulheres que marcaram a história das OlimpíadasA corredora Gabriela Andersen-Scheiss lidando com a dor para concluir a prova. (Foto:Divulgação)
A jovem corredora se tornou um exemplo de determinação nos Jogos Olímpicos de 1984, que aconteceram em Los Angeles. Embora tenha sido a 37ª colocada, ela persistiu na prova mesmo desidratada, cambaleando e com cãibra na perna esquerda.
Birgit Fischer
493894 Mulheres que marcaram a história das olimpíadas 3 Mulheres que marcaram a história das OlimpíadasBirgit Fischer, a mulher que mais participou de olimpíadas. (Foto:Divulgação)
Considerada a melhor mulher canoísta de todos os tempos, Birgit Fischer também é recordista em medalhas olímpicas e se tornou um exemplo de longevidade no esporte. Ao longo da sua carreira, ela participou de seis olimpíadas e ganhou 12 medalhas representando a Alemanha (oito de ouro e quatro de prata).
Nadia Comaneci
493894 Mulheres que marcaram a história das olimpíadas 4 Mulheres que marcaram a história das OlimpíadasNadia Comaneci, a primeira nota máxima da ginástica olímpica. (Foto:Divulgação)
A jovem romena foi a primeira ginasta a ganhar nota 10 nas Olimpíadas.
Florence Griffith-Joyner
493894 Mulheres que marcaram a história das olimpíadas 5 Mulheres que marcaram a história das OlimpíadasFlorence Griffith-Joyner, a mulher mais rápida de todos os tempos. (Foto:Divulgação)
Apesar da sua morte precoce, com apenas 38 anos de idade, a atleta americana se tornou um grande nome do atletismo e também ocupa o título de mulher mais rápida do mundo.
Ketleyn Quadros
493894 Mulheres que marcaram a história das olimpíadas 6 Mulheres que marcaram a história das OlimpíadasKetleyn Quadros, 1ª mulher medalhista olímpica brasileira em esportes individuais. (Foto:Divulgação)
A jovem judoca, hoje com 24 anos, se tornou a primeira mulher brasileira a ganhar medalha olímpica em competições individuais, sendo bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008.
Kristin Otto
493894 Mulheres que marcaram a história das olimpíadas 7 Mulheres que marcaram a história das OlimpíadasKristin Otto, a maior medalhista em uma única edição das Olimpíadas. (Foto:Divulgação)
A nadadora alemã foi à primeira mulher a conquistar seis medalhas de ouro em uma única edição dos Jogos Olímpicos.
Larissa Latynina
493894 Mulheres que marcaram a história das olimpíadas 8 Mulheres que marcaram a história das OlimpíadasLarissa Latynina, a melhor ginasta de todos os tempos. (Foto:Divulgação)
Considerada uma das melhores atletas de todos os tempos, a ginasta soviética foi nove vezes campeã olímpica.
Kerri Strug
493894 Mulheres que marcaram a história das olimpíadas 9 Mulheres que marcaram a história das OlimpíadasKerri Strug, um exemplo de garra e superação. (Foto:Divulgação)
Esta ginasta americana se transformou em uma heroína nas Olimpíadas de Atlanta-1996. Ela não foi apenas integrante da equipe de ginástica olímpica que conquistou o Ouro pela primeira vez para os EUA, mas sim foi responsável por emocionar milhares de pessoas ao fazer um salto magnífico mesmo com dores terríveis nas pernas, após torções de terceiro grau.
Nawal El-Moutawakel
493894 Mulheres que marcaram a história das olimpíadas 10 Mulheres que marcaram a história das OlimpíadasA corredora marroquina rompeu preconceitos no mundo islâmico. (Foto:Divulgação)
A corredora marroquina foi a primeira mulher do mundo islâmico a ganhar uma medalha olímpica.
Yelena Isinbayeva
493894 Mulheres que marcaram a história das olimpíadas 11 Mulheres que marcaram a história das OlimpíadasNinguém no mundo saltou como a russa Yelena Isinbayeva. (Foto:Divulgação)
Com vários recordes mundiais, a saltadora de vara russa foi à primeira mulher na história a saltar mais de 5 metros.