quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Negros

Os negros foram trazidos para o brasil como mercadorias por portugueses que escravizaram africanos nas ilhas: Madeira, São Tomé, Cabo Verde, Açores, os transportes eram por meio de navios negreiros e as situações precárias resultavam em mortes de escravos, era tudo em um único lugar, onde dormiam também usavam como banheiro, havia muita contaminação nos navios por causa disso. Castro Alves, muito  conhecido como poeta dos escravos  expressa, em sua poesia 'Navio Negreiro', as condições subumanas dessas embarcações: 
 “Hoje... o porão negro, fundo,
Infecto, apertado, imundo,
Tendo a peste por jaguar...
E o sono sempre cortado
Pelo arranco de um finado,
E o baque de um corpo ao mar...”


Postado por Juliana Jaques





Combate à violência contra jovens negros será prioridade, diz presidenta

      Em Brasilia há dois dias atrás a presidenta Dilma Rousseff disse que o enfrentamento da violência contra jovens negros será umas das prioridades na implementação do Estatuto da Juventude. “Temos de construir, dentro desse novo estatuto, as trincheiras para lutar contra a questão da violência indiscriminada contra jovens negros e pobres”, disse em discurso durante a cerimônia de assinatura do estatuto. “Eu considero que esse é o nosso tema prioritário, e quero que seja o centro da questão nesse universo que abrange a juventude do país, que corta todo o país, e está em todas as periferias, em todas as regiões”, acrescentou.
     A presidenta classificou a violência contra jovens negros da periferia como a “manifestação mais forte da desigualdade” no Brasil.


conteúdo tirado do site: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-08-05/combate-violencia-contra-jovens-negros-sera-prioridade-diz-presidenta
 postado por Juliana Jaques

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Direitos do Idoso - Justiça

    Homens, mulheres, crianças têm direitos e os IDOSOS também e estamos cansados de saber que os direitos dos idoso não sã valorizados e respeitados como deveriam.
    Já falei aqui de inúmeros direitos de idosos como por exemplo, direito à moradia, saúde, educação, respeito entre outros. Mas o que pouca gente sabe (incluindo idosos), é que o idoso também direito á justiça. Como assim? Direito á justiça? Vou explicar:

     - Todo cidadão tem o DEVER de denunciar à autoridade competente qualquer forma de negligência ou desrespeito ao idoso.
     - Ao Ministério da Justiça ( nos âmbitos estadual e municipal) compete zelar pela aplicação das normas sobre o idoso, determinando ações para evitar abusos e lesões a seus direitos, assim como acolher as denúncias para defender os direitos da pessoa idosa junto ao Poder Judiciário.

   Isso que dizer que, ao ser desrespeitado, ao sofrer lesões, ao ser agredido seja física ou psicologicamente o idoso tem o direito e o dever de ir até o órgão público e denunciar o agressor, mas muitas vezes o idoso não faz isso por MEDO de ser perseguido pelo agressor, medo de acontecer tudo de novo.
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/direitosdoidoso.htm

Giulia

Férias para Idosos

 Acabamos de voltar das férias, mas para muitos avós que estejam na terceira idade as férias começam agora. E com isso muitos deles aproveitam para viajar, mas para quem está na dúvida para qual lugar ir, fiz uma pequena seleção dos destinos turísticos nacionais e internacionais mais procurados pelos idosos:

NACIONAIS:
   1- Fortaleza (CE)
   2- Fernando de Noronha (PE)
   3- Natal (RN)
   4- Serra Gaúcha ( RS)
   5- Maceió (AL)
   6- Salvador (BA)
   7- Lençóis Maranhenses ( MA)
   8- Bonito (MS)
   9- Belém (PA)
   10- Recife (PE)
http://www.aluguetemporada.com.br/info/guia-para-viajantes/top10-melhores-do-brasil/melhores-destinos-para-idosos

INTERNACIONAIS:
   1- Nova York
   2- Buenos Aires (Argentina)
   3- Santiago (Chile)
   4- Punta del Leste (Uruguai)
   5- Orlando (EUA)
   6- Las Vegas (EUA)
   7- Paris (França)
   8- Roma (Itália)
   9- Lisboa (Portugal)
   10- Caribe (principalmente Cancun, Aruba, Curaçao e Barbados)
http://viagem.uol.com.br/noticias/infomoney/2011/09/27/veja-os-10-destinos-mais-procurados-pelos-turistas-brasileiros-para-as-ferias.htm

 Que viajar é uma delícia todo mundo sabe, mas pelo fato de os idosos já estarem em uma idade mais avançada, é preciso redobrar os cuidados durante alguma viagem:

   - Não exagerar na comida
   - Levar na bagagem só o necessário e informar-se sobre a temperatura média do lugar, para levar as roupas mais confortáveis e opte pelos sapatos já usados pois são mais confortáveis e você já está acostumada(o).
   - Se está procurando tranquilidade e segurança em um único lugar e tiver condições financeiras, opte por um cruzeiro. Além de ser tranquilo, você ainda pode admirar várias cidades costeiras e lindas praias, e só precisa sair do navio para passear nas cidades (se quiser mas já está incluido no pacote0 e sem a necessidade de fazer e desfazer malas.
http://www.oieduca.com.br/artigos/dia-a-dia/cuidados-dos-idosos-nas-viagens.html

Giulia




segunda-feira, 5 de agosto de 2013

estamos de volta

ola pessoal aqui é a leticia depois de um mes sem postagens voltaremos novamente com postagens esclarecidas, com noticias inovadoras então se voce tiver algo interessante sobre os assuntos doi blog deixe um comentario ou suas ideias isso deixara o blog mais interessante e muito melhor alias sempre fizemos esse blog pra voce se aprofundar em assuntos que as vezes são poucos discutidos.
  então estamos de volta para colocar bastante conhecimentosobre diversos assuntos.

a revolução dos aparelhos auditivos

ola pessoal aqui é a leticia e hoje eu vou falar sobre aparelhos auditivos primeramente vou esclarecer que isso é um enorme milagre para a ciencias e a tecnologia pois assim permite que pessoas deficientes possam ouvir assim como as outras pessoas:

História do aparelho auditivo


trombeta de ouvido
John Franklin/AFP/­Imagens Getty
Essa longa trombeta de ouvido
era feita sob medida no
século XIX

Os primeiros aparelhos auditivos eram enormes trombetas em forma de chifre com uma parte larga e aberta em uma extremidade que detectava o som. A trombeta gradualmente diminuiu e se transformou em um fino tubo que canalizava o som dentro do ouvido.
O desenvolvimento do aparelho auditivo moderno não seria possível se não fosse pela contribuição de dois dos maiores inventores do final do século XIX e início do século XX. Alexander Graham Bell amplificou eletronicamente o som em seu telefone usando um microfone de carbono e uma bateria: um conceito que foi adotado pelos fabricantes de aparelhos auditivos. Em 1886, Thomas Edison inventou o transmissor de carbono, que alterava os sons em sinais elétricos que podiam viajar através de fios e podiam ser convertidos de volta em sons. Essa tecnologia foi usada nos primeiros aparelhos auditivos.
A Revolução Industrial permitiu a produção em massa de aparelhos auditivos e criou uma nova classe média que podia pagar pela tecnologia. No século XIX, várias empresas produziram suas próprias versões de aparelhos auditivos. Em 1898, a Dictograph Company apresentou o primeiro aparelho auditivo de carbono comercial. Um ano depois, Miller Reese Hutchison, da empresa Akouphone, no Alabama, patenteou seu primeiro aparelho auditivo elétrico funcional que usava um transmissor de carbono e bateria. Ele era tão grande que precisava ficar sobre uma mesa, e era vendido por US$400.
Na década de 20, tubos a vácuo foram introduzidos aos aparelhos auditivos, o que tornou a amplificação do som mais eficiente, mas enormes baterias ainda os tornavam incômodos.
O ano de 1952 anunciou a era dos aparelhos auditivos de transistor. A adição dessas simples chaves on/off finalmente possibilitou o advento de um aparelho auditivo menor. Os primeiros aparelhos auditivos com transistor foram projetados para se encaixar nas armações de óculos. Posteriormente, eles foram adaptados para se encaixar atrás da orelha. O primeiro aparelho auditivo de transistor a ser lançado no mercado no final de 1952 foi vendido por aproximadamente US$230.
No século XX, os aparelhos auditivos se tornaram digitais. A qualidade do som melhorou e se tornou mais ajustável. Também durante esse período, os aparelhos auditivos programáveis foram introduzidos.
Na virada do século XXI, a tecnologia de computador tornou os aparelhos auditivos menores e ainda mais precisos, com ajustes para se acomodar a virtualmente todo tipo de ambiente auditivo. A mais nova geração de aparelhos auditivos pode continuamente se ajustar para melhorar a qualidade de som e reduzir o ruído de fundo.
http://saude.hsw.uol.com.br/aparelho-auditivo6.htm

 como eu disse é um milagre para historia e assim muitas pessoas podem ouvir omundo como ele realmente é. um mundo maravilhoso cheio de tecnologia e milagres para a historia da humanidade