O número de PI tem uma história fascinante que começou a cerca de 4.000 anos atrás. Talvez nunca possamos ter a resposta para: Quem provou a existência de PI? Mas a mais antiga referência que temos é de Hippokrates de Chios,430 a.C. Trata-se de uma nota de Simplicius, filósofo grego que viveu quase mil anos depois de Hippokrates. Simplicius comentou sobre o livro Physis, de Aristóteles, e menciona que: Estudemos na história da Geometria ( escrtita em 300 a.C e, hoje, há muitos séculos, totalmente perdidas), diz que Hippokrates demonstrou que a razão entre as áreas de círculos é igual à razão entre os quadrados e dos respectivos diâmetros.
Mas, o mais antigo documento ainda existente, traz demonstração da existência do PI´, é o livro: Elementos de Euclides, escrito em 300 a.C. Na proposição 2 do livro XII dos Elementos, Euclides enuncia e prova que os círculos estão um para o outro assim como os quadrados de seus diâmetros, que é o resultado atribuido acima a Hippokrates. E na proposição 18 do livro XII , Euclides enuncia e prova que as esferas estão uma para a outra assim como a razão tríplice de seus diâmetros.
Euclides terminou o Livro XII de seus elementos sem tratar da questão da área da esfera. Coube a Archimedes (250 a.C) mostrar que a razão entre as áreas de esfreras é igual à razão entre os quadrados de seus diâmetros. Mas em nenhum dos 13 livros, Euclides fala no PI da circunferência.
O número de é aproximadamente: 3,141592653589.........
http://www.mat.ufrgs.br/~portosil/aplcom1a.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pi
Podemos perceber que a descoberta e o aprofundamente no cálculo de PI, foi um grande avanço na história da Matemática, que aproveita para "discutir" lógica, e assim se aprofundar nos assuntos matemáticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário