quinta-feira, 20 de junho de 2013

Conheça a história de alguns heróis e heroínas negras no Brasil

        Na antiguidade era dificil os negros fazerem alguma coisa, afinal muitos deles era escravizados, poucas historias foram registratas, mesmo lendo e estudando sobre determinadas personalidades negras brasileiras de séculos passados, as imaginarem como brancas.Conheçam agora algumas personalidades negras que se destacaram, influenciando na história brasileira, mesmo vivendo em situações de extrema adversidade: 
            Francisco José do Nascimento
Estátua de Francisco José do Nascimento, O "Dragão Do Mar", homenagem ao herói abolicionista cearense

O Dragão do Mar. Francisco José do Nascimento recebeu esse apelido em decorrência de sua luta contra a embarcação de escravizados, realizada pelos escravocratas do Ceará que estavam vendendo os cativos para os fazendeiros da região Sudeste. Com isso, pretendiam atenuar os prejuízos devido a uma grande estiagem e à epidemia do cólera que ocorria no período de 1877 e 1879.

Dandara

Dandara foi uma grande guerreira na luta pela liberdade do povo negro. Ainda no século XVII, participou das lutas palmarinas, conquistando um espaço de liderança. De forma intransigente, entendia que a liberdade era inegociável. enfrentando todas as batalhas que sucederam em Palmares. Era a companheira de Zumbi dos Palmares. Opôs-se, juntamente com ele, a proposta da Coroa Portuguesa em condicionar e limitar reivindicações dos palmarinos em troca de liberdade controlada.



postado por Juliana

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Doenças comuns em Idosos

   Com o passar da idade, as pessoas ficam com a imunidade baixa, e fica propenso a mais tipos de doenças como:
   PARKINSON: é causada pela falta de dopamina no cérebro, mas a causa dessa alteração ainda é desconhecida. na maioria das vezes, o Parkinson acomete em pessoas acima de 50 anos, e geralmente com evolução lenta, e se inicia com o tremor principalmente das mãos, que pode progredir depois para a boca.  Outro sintoma comum, é uma rigidez global que dificulta o início dos movimentos e o equilibrio, aumentado as quedas. Em uma fase mais avançada, pode ocorrer demência e ficar dependente e acamado. O tratamento é feito por medicamentos, estímulos de exercícios, para tentar retardar ao máximo o desenvolvimento da doença.
   DEMÊNCIA: popularmente conhecida como caduquice ou esclerose, geralmente é um quadro que começa com a alteração da memória, principalmente com fatos mais recente, os fatos mais antigos são mais lembrados. Fatos da infância e da juventude que também dá uma falsa impressão parecendo que a memória do idoso está boa. Com o avançar da doença, o idoso deixa de reconhecer os familiares, começam a ter um comportamento alterado, e podem ficar totalmente dependente. A causa da demência é a korte progressiva de células no cérebro, que pode acontecer por varios motivos, mas o mais comun é a doença de Alzheimer que ocorre em pessoas idosas e tem causa desconhecida.
  ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC) : é uma importante causa de morte ou incapacidade física ou mental do idoso , que ocorre pela falta de oxigênio e a interrupção do fluxo sanguíneo em uma determinada área cérebro, que causa a morte de celular, causando consequentemente a paralisia, dificuldade de fala, compreensão e alimentação. O tratamento visa controlar a pressão, o diabetes, o colesterol, deixar de fumar.Já na fase crônica, o tratamento é a reabilitação, fisioterapia, acompanhamento fonoaudiólogo e acompanhamento do terapeuta ocupacional.
   OSTEOPOROSE: é a perda anormal do osso, que o desgasta, tornando-o mais fácil de quebrar, e o mais difícil é "colar" (recuperar-se de fraturas).
   HIPERTENSÃO ARTERIAL: a pressão sanguínea não deve aumentar com a idade, mas é uma doença comum nos idosos e deve ser tratada
   DIABETES: altos níveis de açúcar no sangue, também é doença que aumenta com a idade
   CÂNCER DE MAMA: 45% dos casos diagnosticados são em mulheres com mais de 65 anos; por isso são importantes os exames preventivos ( como o auto-exame e a mamografia) na terceira idade
   CÂNCER DE CÓLON E RETO (INTESTINO): são doenças comuns em idosos, principalmente naqueles com obstipação crônica intestino preso, consumidores de alimentos pobres em fibras e fumantes.
   OSTEOARTROSE: é um desgaste das articulações, que acomete 705 dos idosos; pode acometer a coluna, joelhos, quadril e mãos, e a manifestação principal é dor crônica; não tem cura mas as complicações podem ser prevenidas com ginásticas de alongamento, fortalecimento dos músculos e orientação de postura (como andar, dormir, pegar pesos)
   CÂNCER DE PELE: muito comum em idosos, principalmente naqueles de pele clara e expostos muito ao sol durante a vida; geralmente é de fácil tratamento, se diagnosticado precocemente.
   CATARATA: doença na vista, que prejudica a visão, facilmente tratada com cirurgia. Precisamos de uma atenção especial para distinguir entre alterações normais do envelhecimento e doenças do idoso, para não atribuirmos erroneamente ao envelhecimento natural, doenças que são passíveis
 de prevenção e tratamento, ou mesmo cura; de outro lado, alterações de envelhecimento normal podem ser atribuídas a doenças, e exames e tratamentos podem ser erroneamente realizados.

   Muitas dessas doenças, poderiam ser prevenidas, mas nos dias de hoje, ainda tem muitas pessoas , inclusive idosos, que não tem conhecimento da existência dessas doenças. Por isso, sou a favor de mais camapanhas informativas, sobre essas doenças que não tem cura, mas podem ser prevenidas.



http://www.promolar.com.br/os-tipos-de-doencas-mais-comuns-nos-idosos.html

Direitos do idoso - moradia

   Hoje o assunto que vou falar é sobre o direito á moradia que o idoso tem
   Quando falamos que o idoso tem direito á moradia, a maioria das pessoas pensam: "Uma casinha já ta de bom tamanho", mas o idoso precisa de muito mais do que uma simples casinha:

   CABE AOS ÓRGÃOS PÚBLICOS, MUNICIPAIS E ESTADUAIS:
   - Destinar, nos programas habitacionais, unidades em regime de comodato ao idoso, na modalidade de casas-lares;
   - Incluir nos programas de assistência ao idoso formas de melhoria de condições de habitabilidade e adaptação de moradia, considerando seu estado físico e suas condições de locomoção;
   - Elaborar critérios que garantam o acesso da pessoa idosa à habitação popular;
   - Diminuir barreiras arquitetônicas e urbanas.

   Podemos perceber que, pelo menos em São Paulo, a grande maioria de moradores de rua, são idosos ou quando não, são jovens que se envolveram com substâncias químicas e/ou alcoólicas.
   E não adianta muito, ficar investindo bilhões de reais em construção de estádios, se o que é o básico está em falta: segurança, saúde, educação e apoio do Governo para com os mais necessitados, pois não é justo pagar um grande valor de imposto se não temos nada de bom e com qualidade para aproveitar

Giulia








terça-feira, 18 de junho de 2013

Alckmin critica manifestação no Brasil

          O governador Geraldo Alckmin classificou de ''baderna'' e ''vandalismo'' a ação dos manifetantes que protestaram na capital paulista, contra o aumento da tarifa do transporte púlblico.   
          Disse Alckmin,"Isso extrapola o direito de expressão, isso é absoluta violêcia, vandalismo, baderna é inaceitável'', que defendeu a  ação da Policia Militar (PM) para conter os manifestantes a "(APM) agiu com muito profissionalismo e muita experiência. Houve inclusive policiais feridos pela violência do movimento.''
         Acrecentou o Governador que é preciso indentificar e pulnir os responsaveis pela destruição de patrimônio público, porque é patrimô^nio tambem coletivo.
 

Protesto em apoio ás mainifestações do Brasil reúne 150 pessoas em San Diego

           Os manifestantes cantaram o hino nacional e entoaram cânticos fazendo referência ao '' Orgulho de ser brasileiro''.
           Muitos Norte-Americanos,de acordo com os organizadores,aplaudiram os manifestantes.
           Segundo a organização do evento, o principal objetivo do protesto foi fazer um ''manifesto'' contra a precaridade do transporte pulblico, o ineficiente sistema educacional e de saúde, a falta de segurança e a politica corrupta dos governos do Brasil.