segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Faça a sua parte

   Oi pessoal, aqui é a Letícia, o titulo "faça sua parte" significa que não adianta apenas nos lermos e lermos sobre varias coisas sobre deficientes, temos também de agir, ou seja ajudar realmente as pessoas que possuem algum tipo de deficiência, ajudar quando precisarem, apoiá-los quando precisarem ou seja fazer oque é certo e se você conseguir ajudar apenas um deficiente acredite você já esta fazendo a diferença e com certeza acabando com a desigualdade nesse mundo.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

tudo que é bom dura pouco

oi pessoal aqui é a letícia e eu tenho uma noticia ruim para todos que sempre lê os assuntos dos blog mas infelizmente o blog já esta chegando ao fim, não se sabe ao certo e não temos certeza disso mas infelizmente temos essa noticia então se você quer dar alguma ideia final por favor fale conosco deposite sua ideia nos comentários sua opinião é muito importante para nos fale sobre algo novo, isso sera novo e legal, se não quiser, não coloque seu nome, mas coloque sua ideia!!
  obrigado por sempre ver o blog da igualdade.
oi pessoal aqui é a letícia, e hoje eu falarei sobre as leis que protegem os deficientes, é importante saber sobre elas pois se um dia você ver alguém praticando qualquer igualdade, você poderá defende-los e ainda mais poderá mostra que a pessoa esta errada e o jeito mas certo é vendo e sabendo sobre elas:
Com a 5ª edição da Legislação brasileira sobre
portadores de deficiência, a Câmara dos Deputados oferece à sociedade conjunto ampliado e
atualizado das normas constitucionais, leis, decretos-leis, decretos e outras normas de interesse
para expressivo segmento da população. Trata-se
de temas e questões merecedoras de crescente
atenção do Legislativo, do poder público e da sociedade em geral, visando ao justo e pleno exercício dos direitos do portador de deficiência.
Essas leis foram elaboradas para que haja mais
empenho a favor das pessoas portadoras de deficiência e que sejam efetivamente postas em prá-
tica em seu benefício, garantindo-lhes a proteção
e o amparo devidos.
Sobretudo, não se pode perder de vista que a
forma como se trata o portador de deficiência, os
cuidados e recursos disponíveis, as facilidades de
locomoção e acesso, inclusive a reserva de vagas
no mercado de trabalho, fornecem, afinal,
indicadores inequívocos do grau de
cidadania e desenvolvimento do país.
http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/2521/legislacao_portadores_deficiencia_5ed.pdf
Art. 7o
São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de
outros que visem à melhoria de sua condição social:
................................................................................................
XXXI – proibição de qualquer discriminação no tocante a salá-
rio e critérios de admissão do trabalhador portador de
deficiência;
O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:
http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/2521/legislacao_portadores_deficiencia_5ed.pdf

para saber mais entre no link abaixo para mais detalhes
http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/2521/legislacao_portadores_deficiencia_5ed.pdf

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

25 curiosidades sobre os negros

Negros dentro de um navio negreiro
- Os primeiros navios negreiros foram trazidos pelo português Martim Afonso de Sousa, em 1532. A contabilidade oficial estima que, entre essa data e 1850, algo como 5 milhões de escravos negros entraram no Brasil. Porém, alguns historiadores calculam que pode ter sido o dobro.
- Os navios negreiros que traziam os escravos da África até o Brasil eram chamados de tumbeiros, devido à morte de milhares de africanos durante a travessia. Estas mortes ocorriam devido aos maus-tratos sofridos pelos escravos, pelas más condições de higiene e por doenças causas pela falta de vitaminas, como no caso do escorbuto.
- É possível traçar a origem dos escravos em três grandes grupos: os da região do atual Sudão, em que os iorubás, também chamados nagôs, predominam; os que vieram das tribos do norte da Nigéria, a maioria muçulmanos, chamados de malês ou alufás; e o grupo dos bantos, capturados nas colônias portuguesas de Angola e Moçambique.
- Quando chegava ao Brasil, o africano era chamado de “peça” e vendido em leilões públicos, como uma boa mercadoria: lustravam seus dentes, raspavam os seus cabelos, aplicavam óleos para esconder doenças do corpo e fazer a pele brilhar, assim como eram engordados para garantir um bom preço.
- Um escravo valia mais quando era homem e adulto. Um escravo era considerado adulto quando tinha entre 12 e 30 anos. Eles trabalhavam em média das 6 horas da manhã às 10 da noite, quase sem descanso, e amadureciam muito rápido. Com 35 anos, já tinham cabelos brancos e bocas desdentadas.
Cenas da festa conhecida como Entrudo, na obra de Debret
- Os cativos recebiam, uma vez por dia, apenas um caldo ralo de feijão. Para enriquecer um pouco a mistura, eles aproveitavam as partes do porco que os senhores desprezavam: língua, rabo, pés e orelhas. Foi assim que, de acordo com a tradição, surgiu a feijoada.
- A Festa de Nossa Senhora do Rosário, a padroeira dos escravos do Brasil colonial, foi realizada pela primeira vez em Olinda (PE), no ano de 1645. A santa já era cultuada na África, levada pelos portugueses como forma de cristianizar os negros. Eles eram batizados quando saíam da África ou quando chegavam ao Brasil.
- Na cidade de Serro (MG), acontece a maior de todas as festas em homenagem a santa, em julho, desde 1720. De acordo com a lenda, um dia Nossa Senhora do Rosário saiu do mar. Ao ser chamada por índios, não se mexeu. O mesmo aconteceu com marinheiros brancos. A santa só atendeu aos escravos, que tocaram bem forte os seus tambores.
- Crianças brancas e negras andavam nuas e brincavam até os 5 ou 6 anos anos de idade. Tinham os mesmosjogos, baseados em personagens fantásticos do folclore africano. Mas aos 7 anos, a criança negra enfrentava sua condição e precisava começar a trabalhar.
- Cada senhor de engenho tinha autorização para importar 120 escravos por ano da África. E havia uma lei que estipulava em 50 o número máximo de chibatadas que um escravo podia levar por dia.
Pintura de escravos trabalhando em um engenho
- A cozinha era muito valorizada na casa-grande. Conquistaram o gosto dos europeus e brasileiros os pratos de origem africana, como vatapá e caruru, comuns na mesa patriarcal nordestina. A cozinha ficava num anexo da casa, separada dos cômodos principais por depósitos ou áreas internas.
- Normalmente, divisões internas da senzala separavam homens e mulheres. Mas, algumas vezes, era permitido aos poucos casais aceitos pelo senhor morarem em barracos separados, de pau-a-pique, cobertos com folhas de bananeira.
- Aos domingos, os escravos tinham direito de cultivar mandioca e hortaliças para consumo próprio. Podiam, inclusive, vender o excedente na cidade. A medida combatia a fome do campo, pois a monocultura de exportação não dava espaço a produtos de subsistência.
- Quando a noite caia, o som dos batuques e dos passos de dança dominava a senzala. As festas e outras manifestações culturais eram admitidas, pois a maioria dos senhores acreditava que isso diminuia as chances de revolta.
- Com a expansão das cidades, multiplicam-se escravos urbanos em ofícios especializados, como pedreiros, vendedores de galinhas, barbeiros e rendeiras. Os carregadores zanzam de um lado a outro, levando baús, barris, móveis e, claro, brancos.
Escravos de ganho em cidades
- Escravos de Ganho eram escravos que tinha permissão de vender ou prestar serviços na rua. Em troca, ele deveria dar uma porcentagem dos ganhos a seu dono.
- Em algumas regiões, os escravos africanos eram divididos em três categorias: o “boçal”, que recusava falar o português, resistindo à cultura europeia; o “ladino”, que falava o português; e o “crioulo”, o escravo que nascia no Brasil. Geralmente, ladinos e crioulos recebiam melhor tratamento, trabalhos mais brandos e perspectiva de ascenção social.
- Os negros nunca tiveram uma atitude passiva diante da escravidão. Muitos quebravam ferramentas de trabalho e colocavam fogo nas senzalas. Outros cometiam suicídio, muitas vezes comendo terra. Outros, ainda, entregavam-se ao banzo, grande tristeza que podia levar à morte por inanição. A forma comum de rebeldia, no entanto, era a fuga.
- Segundo alguns historiadores, a capoeira nasceu de um ritual angolano chamado n’golo (dança da zebra), uma competição que os rapazes das aldeias faziam para ver quem ficaria com a moça que atingisse a idade para casar. Com o tempo, a prática se transformou em exibição de habilidade e destreza.
- A palavra capoeira não é de origem africana. Ela vem do tupi (kapu’era). Trazida para o Brasil por intermédio dos navios negreiros, a capoeira foi desenvolvida nos quilombos pernambucanos do século XVI. As características de luta e dança adquiridas no país podem classificá-la como uma manifestação cultural genuinamente brasileira.
Negros praticando a capoeira
- O berimbau é um instrumento de percussão trazido da África (mbirimbau). Ele só entrou na história da capoeira no século XX. Antes, o instrumento era usado pelos vendedores ambulantes para atrair os clientes. O arco vem do caule de um arbusto chamado biriba, comum no Nordeste, que é fácil de envergar.
- Até a abolição da escravatura, a lei punia os praticantes de capoeira com penas de até 300 açoites e o calabouço. De 1889 a 1937, a capoeira era crime previsto pelo Código Penal. Uma simples demonstração dava seis meses de cadeia. Em 1937, o presidente Getúlio Vargas foi ver uma exibição, gostou e acabou com a proibição.
- Após a independência de Portugal, em 1822, uma das primeiras medidas do governo foi proibir que alunos negros frequentassem as mesmas escolas que os brancos. Um dos motivos apontados é que temiam eles pudessem transmitir doenças contagiosas.
- O movimento abolicionista tinha mais de 60 anos quando a Lei Áurea foi assinada, em 1888. Mobilizava muitos intelectuais da época, como escritores, políticos, juristas, e também a população de uma forma geral.
- Em 1823, Dom Pedro I chegou a redigir um documento defendendo o fim da escravidão no Brasil, mas a libertação só ocorreu 65 anos depois.

Postado por Juliana Jaques

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Direitos do Idoso - Transporte


   - O idoso, homem com 65 anos e mulher com 60 anos, está isento do pagamento da tarifa de todas as linhas urbanas de ônibus e trólebus  operados pale SP Transporte e empresas particulares permissionárias de serviço de transporte coletivo.
   - Todos os veículos empregados nas linhas de transporte coletivo de passageiros, no município de São Paulo, deverão ter os quatro primeiros  lugares sentados, da sua parte dianteira, reservado para uso de gestantes, mulheres portando bebês ou crianças de colo, idosos e deficientes físicos

Mas basta entrarmos em um ônibus, em qualquer horário, para vermos que isso nem sempre acontece.....

Giulia


http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/direitosdoidoso.htm

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Negros

Os negros foram trazidos para o brasil como mercadorias por portugueses que escravizaram africanos nas ilhas: Madeira, São Tomé, Cabo Verde, Açores, os transportes eram por meio de navios negreiros e as situações precárias resultavam em mortes de escravos, era tudo em um único lugar, onde dormiam também usavam como banheiro, havia muita contaminação nos navios por causa disso. Castro Alves, muito  conhecido como poeta dos escravos  expressa, em sua poesia 'Navio Negreiro', as condições subumanas dessas embarcações: 
 “Hoje... o porão negro, fundo,
Infecto, apertado, imundo,
Tendo a peste por jaguar...
E o sono sempre cortado
Pelo arranco de um finado,
E o baque de um corpo ao mar...”


Postado por Juliana Jaques





Combate à violência contra jovens negros será prioridade, diz presidenta

      Em Brasilia há dois dias atrás a presidenta Dilma Rousseff disse que o enfrentamento da violência contra jovens negros será umas das prioridades na implementação do Estatuto da Juventude. “Temos de construir, dentro desse novo estatuto, as trincheiras para lutar contra a questão da violência indiscriminada contra jovens negros e pobres”, disse em discurso durante a cerimônia de assinatura do estatuto. “Eu considero que esse é o nosso tema prioritário, e quero que seja o centro da questão nesse universo que abrange a juventude do país, que corta todo o país, e está em todas as periferias, em todas as regiões”, acrescentou.
     A presidenta classificou a violência contra jovens negros da periferia como a “manifestação mais forte da desigualdade” no Brasil.


conteúdo tirado do site: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-08-05/combate-violencia-contra-jovens-negros-sera-prioridade-diz-presidenta
 postado por Juliana Jaques

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Direitos do Idoso - Justiça

    Homens, mulheres, crianças têm direitos e os IDOSOS também e estamos cansados de saber que os direitos dos idoso não sã valorizados e respeitados como deveriam.
    Já falei aqui de inúmeros direitos de idosos como por exemplo, direito à moradia, saúde, educação, respeito entre outros. Mas o que pouca gente sabe (incluindo idosos), é que o idoso também direito á justiça. Como assim? Direito á justiça? Vou explicar:

     - Todo cidadão tem o DEVER de denunciar à autoridade competente qualquer forma de negligência ou desrespeito ao idoso.
     - Ao Ministério da Justiça ( nos âmbitos estadual e municipal) compete zelar pela aplicação das normas sobre o idoso, determinando ações para evitar abusos e lesões a seus direitos, assim como acolher as denúncias para defender os direitos da pessoa idosa junto ao Poder Judiciário.

   Isso que dizer que, ao ser desrespeitado, ao sofrer lesões, ao ser agredido seja física ou psicologicamente o idoso tem o direito e o dever de ir até o órgão público e denunciar o agressor, mas muitas vezes o idoso não faz isso por MEDO de ser perseguido pelo agressor, medo de acontecer tudo de novo.
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/direitosdoidoso.htm

Giulia

Férias para Idosos

 Acabamos de voltar das férias, mas para muitos avós que estejam na terceira idade as férias começam agora. E com isso muitos deles aproveitam para viajar, mas para quem está na dúvida para qual lugar ir, fiz uma pequena seleção dos destinos turísticos nacionais e internacionais mais procurados pelos idosos:

NACIONAIS:
   1- Fortaleza (CE)
   2- Fernando de Noronha (PE)
   3- Natal (RN)
   4- Serra Gaúcha ( RS)
   5- Maceió (AL)
   6- Salvador (BA)
   7- Lençóis Maranhenses ( MA)
   8- Bonito (MS)
   9- Belém (PA)
   10- Recife (PE)
http://www.aluguetemporada.com.br/info/guia-para-viajantes/top10-melhores-do-brasil/melhores-destinos-para-idosos

INTERNACIONAIS:
   1- Nova York
   2- Buenos Aires (Argentina)
   3- Santiago (Chile)
   4- Punta del Leste (Uruguai)
   5- Orlando (EUA)
   6- Las Vegas (EUA)
   7- Paris (França)
   8- Roma (Itália)
   9- Lisboa (Portugal)
   10- Caribe (principalmente Cancun, Aruba, Curaçao e Barbados)
http://viagem.uol.com.br/noticias/infomoney/2011/09/27/veja-os-10-destinos-mais-procurados-pelos-turistas-brasileiros-para-as-ferias.htm

 Que viajar é uma delícia todo mundo sabe, mas pelo fato de os idosos já estarem em uma idade mais avançada, é preciso redobrar os cuidados durante alguma viagem:

   - Não exagerar na comida
   - Levar na bagagem só o necessário e informar-se sobre a temperatura média do lugar, para levar as roupas mais confortáveis e opte pelos sapatos já usados pois são mais confortáveis e você já está acostumada(o).
   - Se está procurando tranquilidade e segurança em um único lugar e tiver condições financeiras, opte por um cruzeiro. Além de ser tranquilo, você ainda pode admirar várias cidades costeiras e lindas praias, e só precisa sair do navio para passear nas cidades (se quiser mas já está incluido no pacote0 e sem a necessidade de fazer e desfazer malas.
http://www.oieduca.com.br/artigos/dia-a-dia/cuidados-dos-idosos-nas-viagens.html

Giulia




segunda-feira, 5 de agosto de 2013

estamos de volta

ola pessoal aqui é a leticia depois de um mes sem postagens voltaremos novamente com postagens esclarecidas, com noticias inovadoras então se voce tiver algo interessante sobre os assuntos doi blog deixe um comentario ou suas ideias isso deixara o blog mais interessante e muito melhor alias sempre fizemos esse blog pra voce se aprofundar em assuntos que as vezes são poucos discutidos.
  então estamos de volta para colocar bastante conhecimentosobre diversos assuntos.

a revolução dos aparelhos auditivos

ola pessoal aqui é a leticia e hoje eu vou falar sobre aparelhos auditivos primeramente vou esclarecer que isso é um enorme milagre para a ciencias e a tecnologia pois assim permite que pessoas deficientes possam ouvir assim como as outras pessoas:

História do aparelho auditivo


trombeta de ouvido
John Franklin/AFP/­Imagens Getty
Essa longa trombeta de ouvido
era feita sob medida no
século XIX

Os primeiros aparelhos auditivos eram enormes trombetas em forma de chifre com uma parte larga e aberta em uma extremidade que detectava o som. A trombeta gradualmente diminuiu e se transformou em um fino tubo que canalizava o som dentro do ouvido.
O desenvolvimento do aparelho auditivo moderno não seria possível se não fosse pela contribuição de dois dos maiores inventores do final do século XIX e início do século XX. Alexander Graham Bell amplificou eletronicamente o som em seu telefone usando um microfone de carbono e uma bateria: um conceito que foi adotado pelos fabricantes de aparelhos auditivos. Em 1886, Thomas Edison inventou o transmissor de carbono, que alterava os sons em sinais elétricos que podiam viajar através de fios e podiam ser convertidos de volta em sons. Essa tecnologia foi usada nos primeiros aparelhos auditivos.
A Revolução Industrial permitiu a produção em massa de aparelhos auditivos e criou uma nova classe média que podia pagar pela tecnologia. No século XIX, várias empresas produziram suas próprias versões de aparelhos auditivos. Em 1898, a Dictograph Company apresentou o primeiro aparelho auditivo de carbono comercial. Um ano depois, Miller Reese Hutchison, da empresa Akouphone, no Alabama, patenteou seu primeiro aparelho auditivo elétrico funcional que usava um transmissor de carbono e bateria. Ele era tão grande que precisava ficar sobre uma mesa, e era vendido por US$400.
Na década de 20, tubos a vácuo foram introduzidos aos aparelhos auditivos, o que tornou a amplificação do som mais eficiente, mas enormes baterias ainda os tornavam incômodos.
O ano de 1952 anunciou a era dos aparelhos auditivos de transistor. A adição dessas simples chaves on/off finalmente possibilitou o advento de um aparelho auditivo menor. Os primeiros aparelhos auditivos com transistor foram projetados para se encaixar nas armações de óculos. Posteriormente, eles foram adaptados para se encaixar atrás da orelha. O primeiro aparelho auditivo de transistor a ser lançado no mercado no final de 1952 foi vendido por aproximadamente US$230.
No século XX, os aparelhos auditivos se tornaram digitais. A qualidade do som melhorou e se tornou mais ajustável. Também durante esse período, os aparelhos auditivos programáveis foram introduzidos.
Na virada do século XXI, a tecnologia de computador tornou os aparelhos auditivos menores e ainda mais precisos, com ajustes para se acomodar a virtualmente todo tipo de ambiente auditivo. A mais nova geração de aparelhos auditivos pode continuamente se ajustar para melhorar a qualidade de som e reduzir o ruído de fundo.
http://saude.hsw.uol.com.br/aparelho-auditivo6.htm

 como eu disse é um milagre para historia e assim muitas pessoas podem ouvir omundo como ele realmente é. um mundo maravilhoso cheio de tecnologia e milagres para a historia da humanidade

segunda-feira, 24 de junho de 2013

faça o teste e descubra

Eu estava conversando com minha amiga e disse a ela sobre um teste para saber como era ser deficiente visual:
É bem simples, basta vendar os olhos. Mas para andar e ler é muito dificil! voce tenque aprender a usar seus outros sentidos (audição, olfato e tato) não é facil.
 Por isso que todo deficiente merece respeito, como todos os outros, não sofrendo nenhum tipo de preconceito ou algo parecido.
 Faça tambem os outros teste como:
cadeira de rodas (deficientes fisicos)
linguagem de sinal (deficientes auditivos e da fala)

Acessibilidade para os deficientes visuais, este foi o tema da reunião entre a Associação Matogrossense dos Cegos (AMC) e o vereador do Partido dos Trabalhadores, Arilson da Silva, nesta quinta-feira (13) na Câmara de Cuiabá. O assunto ganhou destaque com a questão do projeto de reabertura da Salgadeira que não contempla os portadores de necessidades especiais.

Participaram da reunião o presidente da AMC, Sandro Dias da Silva, a psicóloga da entidade, Rosscenia Ribeiro Primo e os funcionários do Instituto dos Cegos, Joanice Moreira da Silva e Mauri Vicente de Oliveira.

De acordo com os representantes dos deficientes visuais, a maior preocupação acerca do projeto de reabertura da Salgadeira é quanto à acessibilidade e a intenção de permitir que o espaço seja somente contemplativo. A questão é, de que maneira os deficientes visuais vão usufruir do local sem poder utilizar o tato.

“Queremos que a Salgadeira volte a ser um espaço livre e que possamos fazer parte deste novo projeto de revitalização. Nossa preocupação é que a Salgadeira não apresente estrutura para nos acolher”, diz o presiddente da AMC, Sandro Dias da Silva.

A psicóloga da Associação, Rosscenia Ribeiro Primo, destacou que a AMC desenvolve ações direcionadas ao trabalho pedagógico e atua há 33 anos no Estado. Ela observou que a ideia é fazer com que a Câmara seja cada vez mais parceira nas iniciativas que buscam melhorias para os portadores de deficiência.

http://www.issoenoticia.com.br/politica/deficientes-visuais-buscam-acessibilidade-na-camara-de-vereadores/2051

postado por: Leticia Marton

deficientes visuais em esportes

oi pessoal, tudo bem com voces?
aqui é a leticia e hoje eu vou falar sobre os deficientes em esportes, sobre a grande inclusão que esta acontecendo com eles:
O futebol é o esporte mais popular do planeta. Seu caráter igualitário permitiu que ele se expandisse pelo mundo todo, de modo que hoje em dia a FIFA possui mais membros afiliados do que a própria ONU. E é natural que por ser avassalador e apaixonante atinja também as pessoas que por definição e preconceito sempre estiveram alijadas do jogo: os deficientes. Desde cedo eles foram à procura de um modo que lhes permitisse praticar o futebol.
O futebol de 5 é praticado em quadra e com regras do futebol de salão. A única modificação espacial necessária é o que se chama de banda lateral, um conjunto de compensados de madeira de um metro e meio de altura que percorre toda a lateral da quadra. Dessa maneira, a bola só sai de jogo na linha de fundo, o quê dá ao esporte um dinamismo muito maior. Os goleiros enxergam normalmente (videntes). Mas, para evitar que influam demasiadamente na dinâmica da partida, eles têm sua área de atuação restrita a uma pequena zona retangular de 2 por5 metros, próxima ao gol. Além disso, um guia (chamador), posicionado atrás do gol adversário, orienta os jogadores de ataque de sua equipe. Vale ressaltar que os atletas que praticam esta modalidade, a exceção do goleiro e  do chamador, são completamente cegos, inseridos na categoria B1(Blind One, isto é, que possuem grau de visão muito próximo ou igual a 0%). Para evitar que haja disparidade entre os atletas provocada por possíveis resíduos visuais, a regra os obriga a utilizarem o Tampão Oftalmológico, recoberto por uma venda.
http://urece.org.br/site/esportes/futebol-para-cegos/

Essa é uma coisa que eu admiro muito pois pra mim já é dificil jogar futebol vendo a bola imagino para eles, isso é admiravel e maravilhoso pois cada vez mais osdeficientes estão ganhando seus espaços e cada dia se diminui a deseguaildade com eles.

domingo, 23 de junho de 2013

OITO DICAS PARA NÃO PAGAR MICO EM TEMPOS DE MANIFESTAÇÕES

Oito dicas pra não pagar mico em tempos de manifestações


1- Não compartilhe o vídeo dos atores da Globo contra Belo Monte. Esse vídeo de 2011 está cheio de informações falsas. Inclusive alguns atores que gravaram o vídeo se arrependeram depois de descobrir que o que eles disseram não era bem assim.
2- Não diga que foram gastos 30 bilhões em estádios. Na verdade, foram gastos 7 bilhões, que é coisa pra caramba. Desses 7 bilhões, grande parte é emprestado pelo governo federal, mas a maior fatia será paga pela iniciativa privada. Os outros 23 bilhões foram investimentos em infraestrutura, transporte e aeroportos. Inclusive, o investimento em transporte é uma das reivindicações dos protestos.
3- Nunca peça pro governo gastar com saúde o mesmo que se gastou com estádio de futebol. Nos 7 anos de preparação para a Copa, foram gastos aproximadamente 7 bilhões com estádios. Neste mesmo período, foram gastos mais de 500 bilhões com saúde. Então se vc fizer isso, na prática vc ta pedindo pra reduzir consideravelmente os gastos com saúde. Gastos com saúde nunca são demais. Então cuidado pra não pedir a coisa errada.
4- Não peça um presidente pra garantir que algum político seja preso. Isso é papel do poder Judiciário. O manifesto deve ser endereçado a este poder.
5- Não peça um presidente pra impedir a votação de uma lei ou PEC. Isso é prerrogativa do Congresso. O manifesto deve ser endereçado aos parlamentares.
6- Não peça um presidente pra cassar o mandato de algum deputado ou senador. Isso é papel das casas legislativas. Está escrito no artigo 55 da Constituição Federal.
7- Nunca peça pra fechar o Congresso e acabar com os partidos. O último presidente que fez isso foi um Marechal. Tal ato aconteceu em 1968 e foi nada menos do que o temido AI-5 da ditadura.
8- Não compartilhe aquelas informações falsas sobre o auxílio reclusão. O auxílio reclusão é um benefício pago à família do detento que contribuiu com o INSS, logo ele está recebendo um valor pelo qual já pagou anteriormente. O detento deve ser punido, não sua família.

AS MANIFESTAÇÕES NO BRASIL

Cinco motivos que justificam as manifestações nas ruas do Brasil



Brasil não melhorou seus índices de saúde, educação e renda e ainda piorou os dados relacionados à pobreza e desigualdade de gênero, apurou o estudo Indicador Anefac dos países do G-20. Por conta disso, o Brasil recua novamente para a 15ª posição em relação às 20 maiores economias do mundo. Em 2012 nós fomos superados pela Turquia e pela Arábia Saudita que, no contexto geral, tiveram melhor desempenho que os indicadores brasileiros.
O Indicador Anefac dos países do G-20 é um conjunto de resultantes de indicadores da ONU publicados pelos países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia. “As informações foram extraídas do site da ONU na data de 07/04/2013, e refletem a posição vigente desses indicadores publicados pelos países correspondentes até essa data”, informam os coordenadores do Gianni Ricciardi e Roberto Vertamatti, respectivamente vice-presidente de administração e presidente do conselho da entidade.
Sem evolução no ranking do IDH
De acordo com o documento, o Brasil, que está na 85ª posição do IDH no contexto mundial, tendo perdido uma posição em relação ao ano passado onde era o 84º, também não apresentou evolução dentro do ranking do IDH quando considerado apenas os países do G-20, permanecendo na 14ª posição.
No ranking da saúde o Brasil manteve-se na 13ª posição, assim como ficou estável na 14ª posição na educação e na 17ª posição considerando os indicadores de desigualdade. A Turquia estava próxima do Brasil na resultante geral, e os avanços nas categorias de maior correlação com o IDH (desigualdade, saúde e educação), certamente tiveram influencia na superação sobre o Brasil no ranking deste ano.
Ranking da Educação
O ranking da educação apresentou 93,6% de correlação com o IDH, permanecendo como uma categoria de importante influência no IDH das Nações. O Brasil se manteve na 14ª posição considerando os países do G-20, repetindo o resultado do ano anterior. Estes indicadores não conseguem inferir a qualidade da educação e, no Brasil, pela percepção geral, esta qualidade está muito aquém dos padrões dos países desenvolvidos. Enquanto no Brasil as crianças ficam 14,2 anos na escola, em média, nos países desenvolvidos as crianças ficam na escola ao redor de 16,5 anos. No Brasil, em média, os adultos passaram 7,2 anos na escola, enquanto que nos países desenvolvidos a média está próxima dos 12 anos.
Ranking da Desigualdade
O ranking da desigualdade é a categoria que apresenta a segunda maior correlação com o IDH, com 96,8%. Estes indicadores mostram as desigualdades com relação à distribuição de renda e o Brasil está no 17º lugar com relação ao G-20, mantendo a mesma posição do ano anterior. No contexto mundial, o Brasil ocupa a 117ª posição neste coeficiente.
Ranking da Pobreza
O ranking da pobreza apresenta 90,7% de correlação com o IDH. O Brasil caiu para a 14ª posição. A situação do Brasil com relação à pobreza indica que pioramos uma posição em relação ao ano anterior, e ainda estamos em pior situação do que Rússia, Argentina e México. Aproximadamente 8,5% da população brasileira, algo como 17 milhões de habitantes vivem na miséria, dentre os quais, dez milhões vivem com US$ 1,25 por dia.
Ranking de Sustentabilidade
O ranking de sustentabilidade é o que apresenta a menor correlação com o IDH, apenas 49,1%. Há de se considerar tratar-se de uma categoria nova, com indicadores novos considerados e outros removidos a cada ano, até que sejam identificados e mantidos indicadores mais estáveis para a categoria.
O Brasil está na 3ª colocação. O fato de desfrutar de uma matriz energética favorável referente à emissão de CO2 se reflete no indicador, porém os 9,6% de variação na área de floresta, e o fato de não informar a população que vive em áreas degradadas, tais como no sertão e áreas de manguezais, são elementos que podem influenciar negativamente na posição do Brasil nesse ranking no futuro. 
"Eu não estava entendendo bem as manifestações. Mas agora percebo que a explosão é por uma série de coisas. Os 20 centavos foram a gota d'água. Mas ninguém aguenta mais a desfaçatez dos que se investem de autoridade apenas para obter vantagens e perseguir seus próprios interesses. Do abandono da educação, dos péssimos serviços de saúde, da falta de saneamento básico, do transporte capenga. Enquanto isso, mais ministérios, mais cargos em comissão, mais viagens nababescas, mais propaganda. O Brasil é uma República, mas vive como se fosse um Império. É preciso reagir e fazer cumprir a Constituição Cidadã, que quer "cidadãos", não vassalos servis à vontade soberana. O único ponto a ser corrigido é a violência, o vandalismo, a depredação, o saque, o fogo. Isso deslegitima o movimento que poderia mudar o Brasil. Pois até os surdos se comovem se a população estiver a clamar por socorro. Mais ética, mais moralidade, mais impessoalidade, e muito mais eficiência! O povo é o patrão. Ele sempre tem razão!"
"Acho importante que o povo acorde. Há muito descalabro no Brasil. A tributação é uma das maiores do globo. A educação, a saúde, a infraestrutura, uma das piores. Pessoalmente, sempre estranhei perdão a dívida externa, investimento em publicidade governamental, gastos com Copa e outras coisas menos sérias do que a formação da cidadania. Mas violência é intolerável. As redes sociais conseguiram fazer a primavera árabe, disseminar informação instantânea e muita coisa mais. Vamos ter juízo nesta hora!

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Conheça a história de alguns heróis e heroínas negras no Brasil

        Na antiguidade era dificil os negros fazerem alguma coisa, afinal muitos deles era escravizados, poucas historias foram registratas, mesmo lendo e estudando sobre determinadas personalidades negras brasileiras de séculos passados, as imaginarem como brancas.Conheçam agora algumas personalidades negras que se destacaram, influenciando na história brasileira, mesmo vivendo em situações de extrema adversidade: 
            Francisco José do Nascimento
Estátua de Francisco José do Nascimento, O "Dragão Do Mar", homenagem ao herói abolicionista cearense

O Dragão do Mar. Francisco José do Nascimento recebeu esse apelido em decorrência de sua luta contra a embarcação de escravizados, realizada pelos escravocratas do Ceará que estavam vendendo os cativos para os fazendeiros da região Sudeste. Com isso, pretendiam atenuar os prejuízos devido a uma grande estiagem e à epidemia do cólera que ocorria no período de 1877 e 1879.

Dandara

Dandara foi uma grande guerreira na luta pela liberdade do povo negro. Ainda no século XVII, participou das lutas palmarinas, conquistando um espaço de liderança. De forma intransigente, entendia que a liberdade era inegociável. enfrentando todas as batalhas que sucederam em Palmares. Era a companheira de Zumbi dos Palmares. Opôs-se, juntamente com ele, a proposta da Coroa Portuguesa em condicionar e limitar reivindicações dos palmarinos em troca de liberdade controlada.



postado por Juliana

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Doenças comuns em Idosos

   Com o passar da idade, as pessoas ficam com a imunidade baixa, e fica propenso a mais tipos de doenças como:
   PARKINSON: é causada pela falta de dopamina no cérebro, mas a causa dessa alteração ainda é desconhecida. na maioria das vezes, o Parkinson acomete em pessoas acima de 50 anos, e geralmente com evolução lenta, e se inicia com o tremor principalmente das mãos, que pode progredir depois para a boca.  Outro sintoma comum, é uma rigidez global que dificulta o início dos movimentos e o equilibrio, aumentado as quedas. Em uma fase mais avançada, pode ocorrer demência e ficar dependente e acamado. O tratamento é feito por medicamentos, estímulos de exercícios, para tentar retardar ao máximo o desenvolvimento da doença.
   DEMÊNCIA: popularmente conhecida como caduquice ou esclerose, geralmente é um quadro que começa com a alteração da memória, principalmente com fatos mais recente, os fatos mais antigos são mais lembrados. Fatos da infância e da juventude que também dá uma falsa impressão parecendo que a memória do idoso está boa. Com o avançar da doença, o idoso deixa de reconhecer os familiares, começam a ter um comportamento alterado, e podem ficar totalmente dependente. A causa da demência é a korte progressiva de células no cérebro, que pode acontecer por varios motivos, mas o mais comun é a doença de Alzheimer que ocorre em pessoas idosas e tem causa desconhecida.
  ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC) : é uma importante causa de morte ou incapacidade física ou mental do idoso , que ocorre pela falta de oxigênio e a interrupção do fluxo sanguíneo em uma determinada área cérebro, que causa a morte de celular, causando consequentemente a paralisia, dificuldade de fala, compreensão e alimentação. O tratamento visa controlar a pressão, o diabetes, o colesterol, deixar de fumar.Já na fase crônica, o tratamento é a reabilitação, fisioterapia, acompanhamento fonoaudiólogo e acompanhamento do terapeuta ocupacional.
   OSTEOPOROSE: é a perda anormal do osso, que o desgasta, tornando-o mais fácil de quebrar, e o mais difícil é "colar" (recuperar-se de fraturas).
   HIPERTENSÃO ARTERIAL: a pressão sanguínea não deve aumentar com a idade, mas é uma doença comum nos idosos e deve ser tratada
   DIABETES: altos níveis de açúcar no sangue, também é doença que aumenta com a idade
   CÂNCER DE MAMA: 45% dos casos diagnosticados são em mulheres com mais de 65 anos; por isso são importantes os exames preventivos ( como o auto-exame e a mamografia) na terceira idade
   CÂNCER DE CÓLON E RETO (INTESTINO): são doenças comuns em idosos, principalmente naqueles com obstipação crônica intestino preso, consumidores de alimentos pobres em fibras e fumantes.
   OSTEOARTROSE: é um desgaste das articulações, que acomete 705 dos idosos; pode acometer a coluna, joelhos, quadril e mãos, e a manifestação principal é dor crônica; não tem cura mas as complicações podem ser prevenidas com ginásticas de alongamento, fortalecimento dos músculos e orientação de postura (como andar, dormir, pegar pesos)
   CÂNCER DE PELE: muito comum em idosos, principalmente naqueles de pele clara e expostos muito ao sol durante a vida; geralmente é de fácil tratamento, se diagnosticado precocemente.
   CATARATA: doença na vista, que prejudica a visão, facilmente tratada com cirurgia. Precisamos de uma atenção especial para distinguir entre alterações normais do envelhecimento e doenças do idoso, para não atribuirmos erroneamente ao envelhecimento natural, doenças que são passíveis
 de prevenção e tratamento, ou mesmo cura; de outro lado, alterações de envelhecimento normal podem ser atribuídas a doenças, e exames e tratamentos podem ser erroneamente realizados.

   Muitas dessas doenças, poderiam ser prevenidas, mas nos dias de hoje, ainda tem muitas pessoas , inclusive idosos, que não tem conhecimento da existência dessas doenças. Por isso, sou a favor de mais camapanhas informativas, sobre essas doenças que não tem cura, mas podem ser prevenidas.



http://www.promolar.com.br/os-tipos-de-doencas-mais-comuns-nos-idosos.html

Direitos do idoso - moradia

   Hoje o assunto que vou falar é sobre o direito á moradia que o idoso tem
   Quando falamos que o idoso tem direito á moradia, a maioria das pessoas pensam: "Uma casinha já ta de bom tamanho", mas o idoso precisa de muito mais do que uma simples casinha:

   CABE AOS ÓRGÃOS PÚBLICOS, MUNICIPAIS E ESTADUAIS:
   - Destinar, nos programas habitacionais, unidades em regime de comodato ao idoso, na modalidade de casas-lares;
   - Incluir nos programas de assistência ao idoso formas de melhoria de condições de habitabilidade e adaptação de moradia, considerando seu estado físico e suas condições de locomoção;
   - Elaborar critérios que garantam o acesso da pessoa idosa à habitação popular;
   - Diminuir barreiras arquitetônicas e urbanas.

   Podemos perceber que, pelo menos em São Paulo, a grande maioria de moradores de rua, são idosos ou quando não, são jovens que se envolveram com substâncias químicas e/ou alcoólicas.
   E não adianta muito, ficar investindo bilhões de reais em construção de estádios, se o que é o básico está em falta: segurança, saúde, educação e apoio do Governo para com os mais necessitados, pois não é justo pagar um grande valor de imposto se não temos nada de bom e com qualidade para aproveitar

Giulia








terça-feira, 18 de junho de 2013

Alckmin critica manifestação no Brasil

          O governador Geraldo Alckmin classificou de ''baderna'' e ''vandalismo'' a ação dos manifetantes que protestaram na capital paulista, contra o aumento da tarifa do transporte púlblico.   
          Disse Alckmin,"Isso extrapola o direito de expressão, isso é absoluta violêcia, vandalismo, baderna é inaceitável'', que defendeu a  ação da Policia Militar (PM) para conter os manifestantes a "(APM) agiu com muito profissionalismo e muita experiência. Houve inclusive policiais feridos pela violência do movimento.''
         Acrecentou o Governador que é preciso indentificar e pulnir os responsaveis pela destruição de patrimônio público, porque é patrimô^nio tambem coletivo.
 

Protesto em apoio ás mainifestações do Brasil reúne 150 pessoas em San Diego

           Os manifestantes cantaram o hino nacional e entoaram cânticos fazendo referência ao '' Orgulho de ser brasileiro''.
           Muitos Norte-Americanos,de acordo com os organizadores,aplaudiram os manifestantes.
           Segundo a organização do evento, o principal objetivo do protesto foi fazer um ''manifesto'' contra a precaridade do transporte pulblico, o ineficiente sistema educacional e de saúde, a falta de segurança e a politica corrupta dos governos do Brasil.




quarta-feira, 12 de junho de 2013

DIA DOS NAMORADOS

        No Brasil a data  é comemorada no dia 12  de junho, véspera do dia  de Santo Antonio,também conhecido pela fama de "casamenteiro".
       O Dia dos Namorados ou seja Dia de São Valentim e´ uma data especial  e comemorativa   na qual se celebra a união amorosa entre casais.Sendo comum a troca de cartões,presentes simbólicos como mais tradicionais caixas de bombons.

      Um beijão para todos os casais do mundo.Sendo do mesmo sexo ou sexo oposto.
    O importante é Amar e ser amado.         Postado por: Cauê                     

homossexuais

         A câmara baixa do Parlamento russo, DUMA,aprovou por unanimidade nesta terça-feira um projeto de lei que proíbe a divulgação sobre homossexualidades para crianças e que, na pratica, estigmatiza a comunidade gay do pais.
         A medida faz parte de uma campanha conservadora para promover valores considerados tradicionais da Russia.
         Mas ainda precisa ser aprovado pela câmara  alta do Parlamento e submetido a sanção do Presidente Vladimir Putin.
        Postado por:Cauê Prada
        vlw pessoal um  beijão

Protestos contra a Homofobia

        Centenas de pessoas participam da décima primeira caminhada de Lésbicas e Bissexuais.
        Que teve inicio no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp) na avenida jovens erguiam uma faixa dizendo "O Estado Brasileiro é Laico" e pedindo o fim da homofobia.
        A Policias Militar estimou a presença de aproximadamente 600 pessoas,mas as organizadoras do protesto imaginavam a presença de 1400 pessoas para o protesto.

Postado Por: Cauê.  

terça-feira, 11 de junho de 2013

Direito do Idoso - Educação

   Geralmente, quando pensamos em idosos ( na maioria das vezes), pensamos que, por terem mais idade, já aprenderam tudo o que tinham para aprender, mas nem sempre é assim. Ainda nos dias de hoje, temos muitos idosos analfabetos ( que não sabem ler e/ou escrever), por isso colocarei uns direitos do idoso referente á Educação:
    -  é dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiverem acesso na idade própria;
     Aos órgãos estaduais e municipais de educação, compete:
   - Implantar p´rogramas educacionais voltados para o idoso, esti8mulando a apoiando assim, a admissão do idoso na universidade;
   - Incentivar o desenvolvimento de programas educativos voltados para a comunidade, ao idoso e sua família, mediante os meios de comunicação;
   - Incentivar a inclusão de disciplinas de Gerontologia e Geriatria nos currículos dos cursos superiores;
   - Idoso tem direito de participar do processo de produção, reelaboração e fruição dos bens culturais;
   - Saber do idoso deve ser valorizado, registrando e transmitindo ao mais jovens como meio de garantir a sua continuidade, preservando-se a identidade cultural.
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/direitosdoidoso.htm


Mas, quando pensamos em educação,seja para crianças, adolescentes, adultos ou até mesmo idosos, sabemos que faltam profissionais qualificados para ocuparem cargos como esse, principalmente com pessoas idosas, que exigem mais paciência e cuidados especiais(dependendo do caso).

Giulia





A História de PI

   O número de PI tem uma história fascinante que começou a cerca de 4.000 anos atrás. Talvez nunca possamos ter a resposta  para: Quem provou a existência de PI? Mas a mais antiga referência que temos é de Hippokrates de Chios,430 a.C. Trata-se de uma nota de Simplicius, filósofo grego que viveu quase mil anos depois de Hippokrates. Simplicius comentou sobre o  livro Physis, de Aristóteles, e menciona que:  Estudemos na  história da Geometria ( escrtita em 300 a.C e, hoje, há muitos séculos, totalmente perdidas), diz que Hippokrates demonstrou que a razão entre as áreas de círculos é igual à razão entre os quadrados e dos respectivos diâmetros.
   Mas, o mais antigo documento ainda existente, traz demonstração da existência do PI´, é o livro: Elementos de Euclides, escrito em 300 a.C. Na proposição 2 do livro XII  dos Elementos, Euclides enuncia e prova que os círculos estão um para o outro assim como os quadrados de seus diâmetros, que é o resultado atribuido acima a Hippokrates. E na proposição 18 do livro XII , Euclides enuncia e prova que as esferas estão uma para a outra assim como a razão tríplice de seus diâmetros.
   Euclides terminou o Livro XII de seus elementos sem tratar da questão da área da esfera. Coube a Archimedes (250 a.C)  mostrar que a razão entre as áreas de esfreras é igual à razão entre os quadrados de seus diâmetros. Mas em nenhum dos 13 livros, Euclides fala no PI da circunferência.
    O número de  \pi é  aproximadamente: 3,141592653589.........
http://www.mat.ufrgs.br/~portosil/aplcom1a.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pi

Podemos perceber que a descoberta e o aprofundamente no cálculo de PI, foi um grande avanço na história da Matemática, que aproveita para "discutir" lógica, e assim se aprofundar nos assuntos matemáticos.





                                
Origem da Festa Junina 
Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
 Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.  
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.  

Principais tradições da Festa Junina
Fogueiras de São João
Fazem parte da tradição pagã como forma de comemorar o solstício de verão. Na Idade Média, durante o processo de cristianização, a fogueira passou a ser um dos elementos da festa de São João Batista. 
Balões
Tradição trazida pelos portugueses, está relacionada ao uso das fogueiras nas festas juninas. Em Portugal, principalmente na cidade do Porto, soltavam 5 balões para anunciar o início da festa de São João. Em função do risco de incêndio, os balões estão proibidos por lei no Brasil.
Fogos de artifício
De acordo com a tradição popular, os fogos servem para despertar São João. Esta tradição também tem origem em Portugal e ainda é muito comum neste país, além de serem muito usados em todas as regiões do Brasil, principalmente no Nordeste.
Mastro de São João
Tradição de origem portuguesa, consiste em levantar um mastro com três bandeirinhas na ponta superior, simbolizando cada um dos santos católicos ligados à Festa Junina: São João, São Pedro e Santo Antônio.
Quadrilha
Tem origem numa dança popular realizada por camponeses europeus durante a Idade Média. Foi trazida para o Brasil no século XIX, onde se fundiu com danças e tradições culturais brasileiras. Representa de forma animada, principalmente, os principais aspectos da vida no meio rural. A quadrilha varia muito de região para região. 
Alguns costumes de Festa Junina
- Quermesses: realizadas principalmente no estado de São Paulo. Possuem quadrilha, doces e bebidas típicas, barracas com jogos e diversões, além da tradicional fogueira.
- Festa Junina Nordestina: forró, baião e xote são estilos musicais presentes nas festas. As comidas e bebidas típicas também marcam presença.
- Em Portugal: os costumes principais são: marchas populares, foguetes, sardinha assada. 
como podemos ver a festa junina é uma comemoração católica que diz a respeito de São João a festa foi trazida pelas escolas para criançãs dançarem celebrar como no nordeste com vestidos e calças xadreses, fazendo os seus costumes por um dia com varias gincanas e brincadeiras como tambem as comidas tipicas
                                         


A Marinha do Brasil

   A Marinha do Brasil é uma das três forças armadas do país, ao lado do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, sendo responsável pela condução das operações navais em geral. Maior marinha da América Latina , é a mais antiga das Forças Armadas brasileiras e uma das dez marinhas do mundo a operar um porta-aviões  , o NAe São Paulo de 27 307 toneladas. O seu patrono é o Marquês de Tamandaré.
   A origem da Arma remonta à Marinha Portuguesa, existente já desde o século XII. A transferência da sede do Reino de Portugal, para o Brasil, em 1808, levou a que, para aqui, também fosse transferida uma parte importante da estrutura, pessoal e navios da Marinha Portuguesa. Estes, seriam o núcleo da futura Marinha do Brasil.

Brasão da marinha brasileira




Conclusão: A marinha é nossa gloria, pois é ela que mantem nosso país com defesa e honrar nossa patria alem dela ser uma das partes mais corajosas pois ela da o corpo para proteger nossa sociedade

domingo, 9 de junho de 2013

AS DIVAS TAMBÉM SOFREM VIOLÊNCIA....................


Muitas mulheres, vítimas de violência doméstica, são agredidas por seus maridos e namorados, mas preferem camuflar o problema para não prejudicar os laços familiares. No entanto, elas deveriam recorrer a Justiça e romper definitivamente com a rotina de agressões.
No Brasil, a Lei Maria da Penha defende os direitos da mulher e condena os maridos agressores. Segundo o seu teor, existe cinco formas de violência doméstica: psicológica (humilhação, chantagem e ridicularização), física (agride saúde corporal), moral (difamações), sexual (relação sexual forçada) e patrimonial (destruição de bens).
surra 1
A violência doméstica sofrida por Rihanna ganhou grande repercussão na mídia em 2009. A cantora foi agredida fisicamente pelo seu então namorado Cris Brown. Ela prestou queixa e músico precisou prestar serviço comunitário.
surra 4
Letícia Spiller revelou ter sido vítima de violência de um ex-namorado machista em entrevista à revista “Contigo!” desta semana. Assim como Antônia, sua personagem de “Salve Jorge”, a atriz já apanhou na vida real.
“Já tomei tapa na cara de namorado, mas não dei uma de coitadinha, não”. Na novela de Glória Perez, Antônia é agredida pelo ex-marido, Celso, vivido por Caco Ciocler.
surra 3
Palmirinha foi casada com um homem machista, por isso apanhava muito. A cozinheira declarou ainda que o ex-marido tinha outras mulheres, mas nunca chegou a agredir fisicamente as filhas.
surra 2
Tina Turner deixou de se relacionar com Ike Turner por causa da violência doméstica cometida pelo seu companheiro. Usuário de crack e cocaína, o músico ficava muito violento quando consumia as substâncias.
grethen

Dois dias antes do casamento, Claudio Alves de Farias chegou bêbado em casa e agrediu fisicamente a rainha do rebolado. Gretchen não se casou com o seu agressor e alertou as mulheres de todo o Brasil sobre a violência doméstica.
luana
A atriz Luana Piovani foi agredida por Dado Dolabella, na época em que os dois namoravam. Ela entrou com um processo e conseguiu uma liminar que proíbe qualquer aproximação de Dado.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Negros enfrentam preconceito na universidade e no trabalho


A jornalista Luciana Barreto e a historiadora Miracema Alves do Santos
Uma repórter de televisão que perdeu as contas de quantas vezes foi confundida com maquiadora na emissora em que trabalhava. Uma estudante de Direito que teve de convencer um professor de que a resposta certa em uma prova era fruto de seus estudos, não 'adivinhação', e que já teve de enfrentar a desconfiança de um juiz quanto à sua formação.
Embora vivam em cidades diferentes e tenham profissões distintas, essas duas personagens carregam em comum o fato de serem negras e terem participado de um programa de ação afirmativa pioneiro que nos anos 1990 concedeu bolsas a afrodescendentes carentes em uma das mais importantes universidades do Rio de Janeiro.
As histórias da jornalista Luciana Barreto e da advogada e historiadora Miracema Alves dos Santos fazem parte do livro Afrocidadanização - Ações Afirmativas e Trajetórias de Vida no Rio de Janeiro (Editora PUC-Rio), escrito pelo pesquisador Reinaldo da Silva Guimarães. A obra mostra a trajetória de 14 alunos, em sua maioria negros, egressos de um dos primeiros programas de ação afirmativa instalados em uma universidade brasileira.
Iniciado em 1994, o convênio entre a PUC-Rio e o Movimento Social Pré-Vestibular para Negros e       Carentes (PVNC) permitiu que alunos aprovados no vestibular pudessem ingressar na faculdade com bolsas de estudo, possibilitando que centenas de negros de comunidades pobres passassem a frequentar os bancos da universidade.
 (http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/05/apos-acao-afirmativa-negros-enfrentam-preconceito-na-universidade-e-no-trabalho.html)

Postada por Juliana 

terça-feira, 4 de junho de 2013

Inclusão Digital para o Idoso

   Boa noite gente...... Hoje estava olhando algumas coisas na Internet e achei um projeto no interior de São Paulo, muito interessante, olha só:

   Em Tatuí (SP) foi desenvolvido um projeto que visa incluir idosos.
   A iniciativa atende, atualmente cerca de 180 com mais de 60 anos. Segundo uma pesquisa, o número de brasileiros conectados aumentou em 222%  em apenas 6 anos.
   Está cada vez mais comum vermos pessoas com mais de 50 anos em uma sala de informática, principalmente em Tatuí, onde estão inscritos aproximadamente 180 alunos em um curso de inclusão digital. O projeto é desenvolvido pelo Fundo Social da Solidariedade do município e de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (PNAD), o total de brasileiros conectados aumentou em mais de 200% em menos de 10 anos.
   Uma das entrevistadas diz que : o uso do computador a aproxima da filha, que mora nos Estados Unidos. Uma outra entrevistada diz que atualmente o uso do computador e da internet se tornou indispensável pra ela.
   A iniciativa tem como objetivo ensinar os idosos as noções básicas de como mexer em um equipamento eletrônico e até mesmo de caixas automáticos.
http://g1.globo.com/sao-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2013/06/projeto-faz-inclusao-digital-de-idosos-em-tatui-sp.html

   E com isso podemos perceber que hoje em dia, o idoso está sendo "colocado" dentro de projetos sociais que antes, talvez, seriam voltados apenas para os jovens.E isso é muito bom, pois assim o idoso consegue ter acessoa á mais informações sobre saúde, por exemplo





Beijos gente.... Boa noite
Giulia